NEM PAO, NEM CIRCO: NECESSIDADE
- Por Carlos Roberts
- 14 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
NECESSIDADE
Nesta semana vimos vários municípios do nordeste distribuir peixe á população. E fotos nas redes sociais. E aplausos e elogios nos comentários... Há quem diga que tudo não passa de hipocrisia, numa jogada politiqueira na pratica do pão e circo. Mas nem sempre é verdade. E a eficiência desta pratica - se há - não seria tão eficiente, se não fosse a necessidade de um povo cada vez mais empobrecido.
HUMILHAÇÃO
Ouve-se até comentário de que o povo é humilhado quando se obriga a enfrentar uma fila para preencher o cadastro exigido pelo Governo Federal, quem manda o dinheiro para a assistência social, com todos os documentos do cidadão. Mas quem enfrenta esta fila, e depois outra, na hora de trocar o ticket por uma sacola de peixe, chegou a um nível de pobreza de não se importar mais com este detalhe. Eles querem a comida na mesa para celebrar a páscoa com a família. Humilhação é sim, para quem se acha esclarecido e ver esta situação se repetir todos os anos, e se conformar. Pois humilhados são os esclarecidos que sabem do erro, e são coniventes com seu silêncio.
SENSIBILIDADE
Entre a pobreza e a fome, o povo ergue a mao para o céu e beatifica o gestor que teve a sensibilidade de lhe entregar uma sacola de peixe. Mesmo que comprada com seu dinheiro, dinheiro publico. Portanto a esta altura, dizer que a distribuição de peixes na páscoa, é meramente um ato de pão e circo, é também transferir a culpa de cada cidadão - principalmente os que se dizem formadores de opinião - para o próximo. Na época da páscoa é bom lembrar que "bem aventurados os humildes de coração". E eu acrescento: E os prefeitos que por uma razão ou outra, ainda pensa em matar a fome de seu povo.
A CAUSA
Enquanto nos calamos e tentamos transferir a culpa para o próximo, que acusamos da pratica de pão e circo, vemos impassíveis denuncias de bilhões de corrupção para eleger presidentes, deputados, senadores... E nos calamos. Esta corrupção é a causa da pobreza do nosso povo, que faz fila para ganhar uma sacola de peixe na páscoa. E a cesta básica de todo mês.
NOSSO GRAU
O grau de consciência política de nosso povo pode ser medido no Ibope de quinta-feira. A final do BBB 17 teve duas vezes mais audiência que o Jornal Nacional, que trouxe detalhes sobre as denuncias e delações das obras da Odebrecht.









Comentários